Técnico e atletas maringaenses de futsal são premiados em Foz do Iguaçu

Prêmio “Gala”, da Federação Paranaense de Futsal, é a maior premiação da história do futsal estadual. Além das homenagens, festa também celebrou o esporte no PR

Em noite especial e na presença de autoridades, patrocinadores e imprensa, três maringaenses foram homenageados nesta semana, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O técnico Edson Lima (o Lambari) e as atletas Liliane (fixa) e Andréia Bixo (ala) receberam o Prêmio “Gala da Federação Paranaense de Futsal 2023” em uma grande festa, que também celebrou o crescimento da modalidade esportiva no Paraná. Todos os premiados são da equipe Maringá Seleto Clube. A premiação foi durante o “Mundo do Futsal Exp” – considerado o maior evento do futsal mundial.

A “Gala” homenageou integrantes de seleções – melhor goleiro (a), fixo (a), ala direito (a), ala esquerdo (a), pivô e melhor treinador (a) -, de várias categorias: do sub-06 até Sub-20 masculino, além do Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 feminino. No adulto, também foram homenageados os destaques da Série Ouro, Prata e Bronze masculina; Ouro e Prata feminina, e da Copa União. Também foram premiados os melhores oficiais de arbitragem e dirigentes do futsal paranaense, premiações que resgatam e valorizam a história dos ídolos do estado.

Para o técnico Lambari, a premiação fortalece o futsal paranaense e contribui para o crescimento e a valorização do esporte. “Ficamos muito contentes em termos sido escolhidos dentre tantos critérios de escolha dos premiados. É gratificante saber que nosso desempenho nas competições estaduais foi reconhecido, assim como toda a regularidade e disciplina que tivemos nessa importante e crescente modalidade esportiva”, destaca.

Clubes maringaenses vencem 1ª Copa Feminina Maringá Seleto Itaipu 

As equipes de futsal Garra, Clinisport e Unifamma foram as campeãs da competição, realizada na última semana, na Vila Olímpica da cidade

Durante cinco dias, Maringá foi sede da 1ª Copa Feminina Maringá Seleto Itaipu – competição disputada por oito equipes da cidade e dos municípios de Paiçandu, Floresta e Tapejara. Jogos aconteceram nos ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro, entre os dias 13 e 17 deste mês. Os títulos ficaram para os clubes maringaenses. A equipe Garra foi a campeã da competição e a Clinisport, a vice-campeã da Copa. Já o terceiro lugar ficou para a equipe Unifamma. A Copa marca as comemorações dos 25 anos do Clube Maringá Seleto, que ganhou em 2023 vários títulos estaduais e nacionais, nas modalidades de futsal, futebol de salão e futebol. 

A 1ª Copa Feminina Maringá Seleto contou com o apoio da Itaipu Binacional e da Prefeitura de Maringá. O quarto lugar da competição ficou para a equipe Cruzeirinho Maringá; o quinto para a UEM Futsal; o sexto para o FP Sports Tapejara; o sétimo para a equipe La Linda Paiçandu e o oitavo para a equipe de Floresta. As premiações foram troféus, medalhas e dinheiro. Também houve premiação para a melhor goleira e para atletas revelação e artilheira da competição. 

O coordenador do Clube Maringá Seleto, Edson Lima (o Lambari) ressalta que os jogos foram de alto nível. “As disputas foram acirradas, as equipes estavam muito empenhadas e fizeram muitos gols. A torcida também compareceu para apoiar as meninas”, afirma Lambari. Ele também destacou que a competição fomentou ainda mais a modalidade esportiva no município. “Subimos mais um degrau na divulgação do futsal feminino, em crescimento no Brasil”, conclui. 

A 1ª Copa Feminina Maringá Seleto  Itaipu reuniu mais de 200 pessoas em Maringá, entre atletas, equipes técnicas e de apoio. Foram dias de movimentação econômica também nos restaurantes, hotéis, transporte e comércio em geral.


1ª Copa Feminina Maringá Seleto Clube Itaipu inicia nesta quarta (13)

Competição vai até domingo (17), entre oito equipes paranaenses. Jogos serão realizados nos ginásios Valdir Pinheiro e Chico Neto, na Vila Olímpica

Durante cinco dias, a cidade de Maringá será sede de uma competição regional de futsal. A 1ª Copa Feminina Maringá Seleto Clube Itaipu inicia nesta quarta-feira (13) e vai até domingo (17), na Vila Olímpica. Oito equipes, divididas em dois grupos, irão disputar o título da competição. Os jogos acontecerão nos ginásios Valdir Pinheiro e Chico Neto, com entrada gratuita aos torcedores. A copa é organizada pelo clube Maringá Seleto, com apoio da Itaipu Binacional e da prefeitura. Mais de 200 pessoas irão participar da competição, entre atletas, comissões técnicas e staff.

Os clubes de futsal inscritos são dos municípios de Maringá, Paiçandu, Floresta e Tapejara. No grupo A estão as equipes Unifamma, Cruzeirinho Maringá, UEM Futsal e La Linda Paiçandu. E no grupo B, Clinisport, Garra, Floresta e FP Sports Tapejara. Nos dias 13, 14 e 15, os jogos serão disputados no ginásio Valdir Pinheiro. Já nos dias 16 e 17, as disputas acontecerão no ginásio Chico Neto.

O técnico do Maringá Seleto Clube, Edson Lima, o Lambari, está contente pela realização da competição, no ano em que o clube completa 25 anos em Maringá. Sobre as premiações da 1ª Copa Feminina Maringá Seleto Clube Itaipu, ele explica como irá funcionar. “Serão premiados as três melhores equipes da competição, mas também haverá premiações individuais para melhor goleiro, atleta revelação e artilheiro”, reforça Lambari.

25 anos do Maringá Seleto Clube
A 1ª Copa Feminina Maringá Seleto Clube Itaipu é uma das atrações que marcam as comemorações de 25 anos do clube. A competição será acompanhada por ex-atletas que foram campeões paranaenses em 2000; 2005 e 2008, nas modalidades de futebol de campo e no futsal, como forma de estimular as jogadoras atuais da Copa. E todos os convidados serão homenageados durante a competição e participarão de um “Jogo dos Campeões”.

Mais informações sobre o evento no site: www.maringaseleto.com.br.

 

 

Maringá Seleto é campeã do Paranaense de Futebol de Salão

Título estadual foi conquistado em Chopinzinho. Com a vitória, as maringaenses sobem para a Série Ouro 2024

A equipe Maringá Seleto Clube teve uma vitória emocionante no fim de semana, no 29º Campeonato Paranaense Feminino de Futebol de Salão – Série Prata 2023. Enfrentando o time de Chopinzinho, no sábado (2), as maringaenses venceram as adversárias por 3 a 2, jogando na cidade na cidade delas e se sagraram campeãs do Paranaense feminino.

A equipe Maringá Seleto fez uma campanha magnífica em 2023, conquistando vários títulos estaduais e internacionais: foi campeã paranaense, campeã mundial, campeã dos Jogos Abertos, campeã dos Jogos da Juventude, campeã da Taça Maringá Girls e vice-campeã Mundial de Futebol de Salão.

O técnico Edson Lima, conhecido como Lambari, está no clube há mais de 20 anos e ficou muito feliz com o resultado. “Com imensa gratidão conseguimos esse título agora. Um trabalho árduo, após muitos contratempos e anos ruins. Portanto, esse troféu vem complementar tudo o que faltava na minha carreira. Um título da Federação no feminino. Então, pra mim, é muito gratificante ter trabalhado com esse grupo, ter trazido várias meninas com experiência para reforçar a equipe para a conquista desse título”, destaca Lambari.

A goleira Duda também se destacou durante o Paranaense, sendo a melhor goleira do campeonato e recebeu troféu de menos vazada com gratidão e felicidade.

“O campeonato paranaense foi um grande aprendizado. Eu pude aprender muito e a palavra que me define é gratidão. Gratidão por fazer parte desse time, que se tornou uma família pra mim, e, com muita de

dicação, muito treino, eu consegui ajudar meu time. Até agora eu não estou processando muito bem essa conquista, porque é muita felicidade. Eu estou muito orgulhosa e agradeço todos que sempre estiveram ao meu lado, me ajudando, me apoiando, como a minha família. Esse troféu também é da minha mãe e do meu pai, que estão muito orgulhosos de mim”, conta Duda.

Maringá Seleto disputa final do Paranaense neste sábado (2)

Equipe feminina precisa do empate para vencer a Série Prata 2023 do Paranaense de Futebol de Salão, que vale vaga para Série Ouro 2024

Tudo pronto para a decisão do 29º Campeonato Paranaense Feminino de Futebol de Salão – Série Prata 2023. A final será disputada neste sábado (2), às 16h, em Chopinzinho. O duelo será entre as equipes Maringá Seleto Clube e ACEF Chopinzinho, no ginásio Deonisto Debona. As maringaenses entrarão em quadra com vantagem e jogarão pelo empate para saírem vitoriosas da competição. No primeiro jogo da final, o Maringá Seleto venceu o Chopinzinho por 3 a 0, em casa. O vencedor terá vaga garantida na Série Ouro de Futebol de Salão Feminino 2024.

O técnico do Maringá Seleto, Edson Lima, o Lambari, afirma que as jogadoras treinaram muito para a final do Paranaense e que as expectativas para essa última partida são as melhores. “Em 2023 tivemos várias conquistas como a Regional de Futebol de Campo; fases Regional e Macro Regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’S), que nos mostraram o quanto estamos preparados para alcançar mais este título estadual”, ressalta Lambari.

Na partida deste sábado, se a equipe Maringá Seleto perder no tempo normal de jogo, o título do Paranaense será decidido com Chopinzinho na prorrogação e, em último caso, nos pênaltis.

No último mês, as maringaenses foram campeãs da Taça Maringá Girls, competição de futebol organizada pela Liga Desportiva de Maringá. A vitória também evidencia o potencial da equipe Maringá Seleto Clube na modalidade de Futebol.

SERVIÇO
Data: 02/12 (sábado)
Horário: 16h00
Local: Ginásio Deonisto (Rod. Guilherme Kantor, 1350-1378)

Maringá Seleto vence Chopinzinho e se aproxima do título estadual

Maringá Seleto vence Chopinzinho por 3 a 0 e se aproxima do título do Campeonato Paranaense de Futebol de Salão – Série Prata 2023. Equipes femininas se enfrentaram nesta semana, no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM). Agora, o jogo de ida pela final da competição será realizado no dia 2 de dezembro, na cidade do adversário. As jogadoras maringaenses estão animadas para a disputa, que vale vaga para a Série Ouro 2024. A final do Paranaense Feminino de Futebol de Salão 2023 será às 16h. Para a partida, a equipe Maringá Seleto jogará pelo empate. Porém, se no tempo normal de jogo a vitória for do Chopinzinho, o título será decidido na prorrogação e, em último caso, nos pênaltis.

Maringá Seleto faz primeiro jogo da final do Paranaense em casa

Disputa contra a equipe de Chopinzinho será em busca de vaga na Série Ouro de Futebol de Salão 2024. Times se enfrentam na terça-feira (14), no ginásio da AFMM

Agendado o primeiro jogo das equipes Maringá Seleto Clube e ACEF Chopinzinho pela final do 29º Campeonato Paranaense de Futebol de Salão – Série Prata 2023. Os times se enfrentarão na próxima terça-feira (14), às 20h30, no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM), na 3ª Fase e 17ª Rodada da competição. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Já o jogo de ida na cidade do adversário será no dia 02 de dezembro (sábado), às 16h, no ginásio Desisto Debona. O vencedor dos dois jogos da final garantirá vaga na Série Ouro de Futebol de Salão Feminino de 2024.

Segundo o técnico do Maringá Seleto, Edson Lima, o Lambari, “as jogadoras estão empolgadas e ansiosas pelas disputas do Paranaense e contam com o apoio da torcida maringaense para vencer esse primeiro jogo da final”, destaca o técnico.

No último mês, as maringaenses foram campeãs da Taça Maringá Girls, competição de futebol organizada pela Liga Desportiva de Maringá. A vitória também evidencia o potencial da equipe Maringá Seleto Clube na modalidade de Futebol.

SERVIÇO
Data: 14/11 (terça-feira)
Horário: 20h30
Local: Ginásio da AFMM (Av. Morangueira, 3320)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Maringá Seleto está na final do Paranaense e é campeã da Taça Maringá Girls

Equipe feminina de Futebol de Salão disputou os dois jogos no fim de semana e saiu vitoriosa em ambos campeonatos. As decisões foram na AFMM e Iguaraçu

Determinadas, as jogadoras do Maringá Seleto Clube saíram vitoriosas dos jogos que disputaram no fim de semana na cidade e na região. A equipe feminina avançou para a final do XXIX Campeonato Paranaense de Futebol de Salão – Série Prata 2023 após vencer o time Uniguaçu/São Miguel, de São Miguel do Iguaçu (PR), durante a 16ª rodada do torneio. O jogo foi no sábado (28), no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM). No domingo (29), a equipe maringaense enfrentou o Academia & Futebol, no complexo Henrique Perez, em Iguaraçu, e se sagrou campeã da Taça Maringá Girls – competição de futebol organizada pela Liga Desportiva de Maringá. As conquistas evidenciam o potencial do Maringá Seleto nas modalidades de Futsal, Futebol de Salão e Futebol.

O jogo em casa na semifinal do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino contra o São Miguel começou favorável ao adversário, que abriram o placar de 2×0. Ainda no primeiro tempo, com muita garra, determinação e energia da torcida, as maringaenses viraram o jogo para 3×2. O placar igualou logo no início do segundo tempo. Porém, o Maringá Seleto conseguiu avançar ainda mais e levou a decisão da semifinal para a prorrogação, ao fazer 5×3 contra a equipe adversária. E na prorrogação, as maringaenses fizeram um gol e se classificaram para a final, que será contra a equipe ACEF Chopinzinho em datas e locais ainda não definidos.

O técnico do Maringá Seleto, Edson Lima, o Lambari, está contente com as conquistas do fim de semana e reconhece o quanto as atletas foram guerreiras. “A equipe estava unida por um único propósito: vencer. Por isso, elas demonstraram muita garra e força para saírem vitoriosas nos dois campeonatos. Agora, as energias delas nos treinos serão concentradas para os jogos da final do Paranaense Série Prata, que garantirão uma vaga para a Série Ouro de 2024”, reforça Lambari.

 

Equipe Maringá Seleto disputará semifinal do Paranaense na AFMM

Jogo contra o time de São Miguel do Iguaçu pela Série Prata 2023 será nesse sábado (28), às 15h. A entrada será um kg de alimento

A equipe feminina do Maringá Seleto Clube disputará a semifinal do XXIX Campeonato Paranaense de Futebol de Salão – Série Prata 2023, em casa, no próximo sábado (28), às 15h. O jogo contra a equipe Uniguaçu/São Miguel, de São Miguel do Iguaçu (PR), acontecerá no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM). A entrada será um quilo de alimento não perecível. Essa será a 2ª fase da competição, que está na 16ª Rodada. Os outros times que disputarão uma vaga na final são ACEF Chopinzinho e o AFSU/Umuarama – que jogarão no mesmo dia, mas às 16h, no Ginásio Deonisto Debona, em Chopinzinho.

Segundo o técnico Edson Lima, o Lambari, a equipe está pronta para a batalha que definirá os times que estarão na final do Paranaense 2023. “É a nossa vez e como o jogo será em casa, as nossas atletas prometem aos torcedores uma tarde de pura garra e determinação. Portanto, contamos com o apoio dos maringaenses na busca por mais essa importante vitória”, afirma Lambari.

As equipes que se classificarem para a final do Paranaense irão se enfrentar em novembro ou dezembro, em data ainda não definida. O XXIX Campeonato Paranaense de Futebol de Salão – Série Prata 2023, é organizado pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (Futsal Paraná). As disputas valem vaga para a Série Ouro do campeonato em 2024.

Conheça as diferenças do futebol de salão e futsal

O número de jogadores, objetivo e peso da bola não mudam em relação ao futsal, mas as duas modalidades têm sim diferenças, confira algumas abaixo:

– O comprimento da quadra no futebol de salão pode variar entre 28 e 40 metros, sendo mínimo e máximo, enquanto o futsal tem entre 25 e 42. Em largura, a quadra do futebol de salão pode ser mais estreita entre 16 e 20 metros, sendo que o futsal pode chegar a 25;
– As substituições são ilimitadas nas duas modalidades, mas no futebol de salão somente podem ser feitas enquanto a partida está parada;
– O cartão vermelho no futebol de salão tem reposição imediata ao ser assinalado, ou seja, o jogador toma o vermelho e um novo jogador entra. No futsal, o time fica dois minutos com um a menos ou até tomar um gol para que o quinto jogador possa ser recolocado;
– No futebol de salão existe o cartão azul, que é usado para expulsar um jogador, mas que não precisará cumprir suspensão na próxima partida
– As cobranças de lateral e escanteio são feitas com as mãos;
– A saída de jogo no tiro de meta no futebol de salão precisa que a bola toque a quadra da defesa antes de chegar ao campo adversário. No futsal, a bola pode ser lançada pelo alto diretamente;
– No pênalti, o goleiro não pode se mover até o cobrador tocar a bola. O goleiro, inclusive, não pode passar a linha de defesa com a bola.

SERVIÇO
Jogo: Seleto Maringá x São Miguel do Iguaçu
Data: dia 28/10 (sábado)
Horário: às 15h00
Local: Ginásio da AFMM (Av. Morangueira, 3320 – Vila Santo Antônio)
Ingresso: 1 kg de alimento
Informações: Técnico Lambari (44) 99808 4537

Seleto Maringá será anfitrião do Mundial de Clubes de Futebol de Salão 2023

Você conhece o futebol de salão? Se está pensando que se trata de um mesmo esporte que o futsal está enganado. Há algumas diferenças, mesmo que pequenas entre as modalidades. A cidade de Maringá será uma das sedes da Continental Cup, o Mundial de Clubes de Futebol de Salão, entre 6 e 11 de agosto, com jogos realizados no ginásio Chico Neto.

A iniciativa é do Maringá Seleto Clube, responsável por trazer o evento a cidade, em parceria com a Confederação de Futebol de Salão do Brasil (CFSB) e Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) e apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A cidade irá receber o Grupo B da competição, que contará com o Seleto, United Futsal Club (Austrália), Dinamo de Moscou (Rússia), Jockey Club Mendoza (Argentina) e Sport Mandyju (Paraguai). As equipes se enfrentam dentro do grupo com os dois melhores avançando de fase. O cruzamento será com o Grupo A, que terá sede em Telêmaco Borba, com a presença de Construssan (Telêmaco), Colorado Futsal (Jundiaí-SP), Balboa Cauca (Colômbia), Huanchuy FS (Chile) e Magallanes de Tierra del Fuego (Argentina).

“Nosso objetivo em encarar esse desafio é de resgatar a essência do futebol de salão na nossa cidade, pois aqui temos muitos salonistas da bola pesada e, também, colocar o Seleto no âmbito internacional no momento que completamos 25 anos de existência”, afirma Edson Lima, o Lambari, fundador e presidente do Seleto.

Edson Lambari é comandante do time feminino de futsal e é o principal responsável pela vinda do campeonato para Maringá (Foto: Isabela Cristina/Maringá Seleto Clube)

No dia 6 de agosto, Jockey Club x United Futsal Club e Sport Mandyju x Dínamo de Moscou entram em quadra, com a partida inaugural às 18 horas e na sequência, a segunda partida começa. Entre segunda (7) e quarta-feira (9), os jogos pela noite serão realizados às 19 horas e 20h30. O Seleto estreia, às 20h30, contra o Jockey Club na segunda-feira, dia 7, e antes tem United x Sport Mandyju. No terceiro dia, Jockey Club x Dínamo de Moscou e Seleto Maringá x United Futsal Club disputam a terceira rodada.

Na quarta-feira (9), haverá duas rodadas, uma pela manhã e outra pela noite: às 10h30 tem Dinamo de Moscou x United Futsal Club, ao meio-dia tem Seleto Maringá x Sport Mandyju, às 19 horas jogam Sport Mandyju x Jockey Club e a rodada é completa com Seleto x Dinamo de Moscou.

Uma semifinal será realizada em Maringá no dia 10, quinta-feira, sem horário definido. A final da Continental Cup está prevista para Telêmaco Borba no dia 11, mas ainda há a possibilidade de mudança.

Os ingressos estão disponíveis para venda pelo site Ingresso Nacional (https://www.ingressonacional.com.br/evento/25267/continental-cup-mundial-de-clubes). São dois valores: o passaporte para todos os dias custa R$55, enquanto o valor por jogo avulso sai por R$ 20.

Preparação do Seleto Maringá

Sob comando do treinador Jhe Santos, o Seleto Maringá vem treinando diariamente para a competição. O elenco será majoritariamente formado por jogadores de Maringá e que atuam nas competições de futsal do clube. Dois atletas de fora são esperados para fechar o elenco de 12 nomes.

“Estamos nos preparando ao máximo para essa competição, onde vamos representar Maringá e esperamos fazer um bom papel. Temos grandes nomes no elenco. A expectativa é boa e temos tudo para fazer um grande campeonato”, conta Jhe Santos.

As diferenças do futebol de salão e futsal

Para quem acompanhar os jogos no Chico Neto poderá pensar que não há diferenças, mas existem, mesmo que bem específicas. O número de jogadores, o objetivo e peso da bola não mudam em relação ao futsal. Abaixo, você tem uma lista com as diferenças entre as duas modalidades para você chegar pronto e conferir todas as emoções da Continental Cup, o Mundial de Clubes de Futebol de Salão:

  • O comprimento da quadra no futebol de salão pode variar entre 28 e 40 metros, sendo mínimo e máximo, enquanto o futsal tem entre 25 e 42. Em largura, a quadra do futebol de salão pode ser mais estreita entre 16 e 20 metros, sendo que o futsal pode chegar a 25;
  • As substituições são ilimitadas nas duas modalidades, mas no futebol de salão somente podem ser feitas enquanto a partida está parada;
  • O cartão vermelho no futebol de salão tem reposição imediata ao ser assinalado, ou seja, o jogador toma o vermelho e um novo jogador entra. No futsal, o time fica dois minutos com um a menos ou até tomar um gol para que o quinto jogador possa ser recolocado;
  • No futebol de salão existe o cartão azul, que é usado para expulsar um jogador, mas que não precisará cumprir suspensão na próxima partida
  • As cobranças de lateral e escanteio são feitas com as mãos;
  • A saída de jogo no tiro de meta no futebol de salão precisa que a bola toque a quadra da defesa antes de chegar ao campo adversário. No futsal, a bola pode ser lançada pelo alto diretamente;
  • No pênalti, o goleiro não pode se mover até o cobrado tocar a bola. O goleiro, inclusive, não pode passar a linha de defesa com a bola.

Credenciamento da imprensa

Os profissionais e veículos de imprensa interessados em cobrir o evento deverão solicitar credenciamento pelo e-mail [email protected]. O cadastro é válido para todos os dias de competição.

Os veículos de TV poderão ter até três acessos por jogo (repórter, cinegrafista e produtor/iluminador), enquanto as rádios, portais e sites poderão ter um acesso por rodada dupla. Caso o profissional não possa ir em certa data e um outro for escalado, não há problemas, desde que se cadastre o máximo de profissionais possíveis. A única questão é que por rodada dupla o número é o descrito no início.

Não serão permitidos acessos de fotógrafos a quadra e a arquibancada, pois as fotografias serão de responsabilidade da organização com profissionais exclusivos.

Para fazer o cadastro, basta mandar o nome completo, função e número de documento de identidade com foto no endereço acima.